Expectativa é que a produção seja menor em todas as regiões do país, mas mantendo bons resultados
Safra de Grãos de 2018
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente a primeira estimativa para a safra de grãos para 2018. Em relação à expectativa para o fechamento de 2017, os índices indicam uma de queda de 8,9%, mas mesmo assim deve ficar entre as melhores safras, já que 2017 registrou safra recorde.
O clima é apontado como um dos fatores que afetam a produção. Segundo informações disponibilizadas pelo IBGE, o pesquisador Carlos Antônio Barradas indica que a preparação do solo para o plantio do que vai ser colhido no ano começa no mês de setembro, assim que acaba o inverno e iniciam as primeiras chuvas. Mas como neste ano o inverno foi muito seco e as chuvas demoraram a chegar nas principais regiões produtoras, esse procedimento está atrasado.
Apesar da queda, os especialistas veem com bons olhos a expectativa para o ano que vem, por causa de dois motivos: a colheita de grãos em 2017 está sendo recorde, e o prognóstico do IBGE já parte de um patamar mais alto que o do ano passado. Em 2018, a safra brasileira de grãos deve ser de 220,2 milhões de toneladas, menor do que as 241,6 milhões de toneladas, previstas para 2017.
Em Ijuí, colheita do trigo para o fechamento da safra 2017.
Fotografia: Roger Almeida