Empresas mostram trabalhos de pesquisa e novos produtos lançados no mercado, diretamente aos produtores rurais
Dia de Campo promove conhecimento e interação
Toda troca de experiência é válida. Além de agregar conhecimento, proporciona momentos de interação e possibilidades de crescimento, tanto pessoal quanto profissional. No campo não poderia ser diferente. Frequentemente, em épocas que precedem as safras, e até mesmo durante o período do plantio e colheita, empresas, instituições de ensino e pesquisa se reúnem com os produtores rurais para os chamados Dias de Campo.
Segundo o Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Ricardo da Cruz que atua como assistente de desenvolvimento de produto na Coodetec, “é através dos Dias de Campo que as empresas têm a oportunidade de mostrar na prática, de forma mais próxima, os trabalhos de pesquisa e novos produtos que estão sendo lançados no mercado, atendendo às necessidades dos produtores rurais e interagindo com os mesmos, de modo a fortalecer a troca de experiências e informação”.
O Dia de Campo
Há todo um planejamento por trás desse dia. Primeiro é necessário saber qual a finalidade da ação e quais as experiências e produtos que serão expostos. Ricardo da Cruz afirma que aspectos como: identificação do público-alvo, desenvolvimento do croqui da área, levantamento da equipe que estará fazendo a implantação, preparação e apresentação no evento, além da escolha de uma área com boa topografia e que seja de fácil acesso para os visitantes são levados em consideração. Segundo o assistente de desenvolvimento de produto na Coodetec, “outro ponto chave para o sucesso do Dia de Campo é uma boa divulgação, para que o número de participantes seja alcançado”.
A ação é uma oportunidade para produtores rurais, estudantes, consultores técnicos da área e assistência técnica de cooperativas e revendas sanarem as suas dúvidas com profissionais especializados, além de escolher a opção de produto ou semente que pode se adequar melhor às suas necessidades e à sua propriedade. O chefe de Assistência Agropecuária e Meio Ambiente de Independência/RS, Jonatan Metzhka, por exemplo, participante assíduo de Dias de Campo, afirma que esses eventos são proveitosos e representam aprendizado de novas tecnologias e importante troca de experiências, onde aprende a solucionar alguns problemas existentes na lavoura.
"
O Engenheiro Agrônomo Ricardo da Cruz em momento de apresentação de uma das estações do Dia de Campo realizado em Cruz Alta/RS.
Fonte: Arquivo pessoal.